segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O professor e a prática pedagógica com integração de mídias


Tem sido comum observar que as tecnologias e mídias têm marcado presença cada vez mais constante nas salas de aulas, proporcionando a diversificação das atividades escolares. Entretanto, ainda há diversas situações que poderiam ser diferentes, se existisse um acesso democrático às informações...
            Acredito que todas as mídias (televisão, vídeo, rádio, jornal, revista, etc) são excelentes ferramentas didáticas que podem ser utilizadas para despertar o interesse dos alunos sobre determinados assuntos, construindo assim, conhecimentos. Daí, não fazer sentido a utilização desses recursos de forma isolada, fragmentada, sem finalidade concreta, uma vez que a integração das tecnologias e mídias pode contribuir efetivamente na aprendizagem, dependendo dos propósitos educacionais das atividades pedagógicas.
Neste sentido, destaco que os desafios não devem nos paralisar, sendo significativo ir além do aprendizado operacional dos recursos tecnológicos, pois pensando na diversidade e nos problemas educacionais existentes, faz-se necessário possibilitar que no processo formativo se estabeleça uma nova relação capaz de propiciar as mudanças nas práticas educativas, com objetivo de contribuir na formação de sujeitos críticos, criativos, construtores e transformadores de sua própria realidade. Quero dizer que é possível, através da utilização das tecnologias e mídias, o trabalho com múltiplas linguagens, que estimula, viabiliza as ações pedagógicas diferenciadas, que fornece suporte para a realização de atividades colaborativas e integradoras na perspectiva dos sujeitos construírem conhecimentos e saber utilizá-los.

0 comentários:

Postar um comentário